Universidade brasileira usa imagem de Sócrates para vender cursos
16-09-2015 - 13:59
 • Ricardo Conceição , Sandra Afonso

Ex-primeiro-ministro aparece de óculos e traje académico. Instituição não sabia que a imagem era de um ex-primeiro-ministro português.

A imagem de José Sócrates foi usada por uma instituição brasileira para promover cursos de ensino à distância. A imagem surgia na página do Linkedin do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e também no site da instituição.

Na foto, retirada do LinkedIn depois do contacto da Renascença, o ex-primeiro-ministro português aparece de óculos e traje académico.

No anúncio, a imagem surge ao lado de uma legenda na qual se pode ler que esta é uma instituição de referência em educação à distância para o Brasil e América Latina.

Numa primeira explicação à Renascença, uma fonte do centro afirma que a fotografia foi comprada num banco de imagens e diz-se surpreendida com o facto de se tratar de um ex-primeiro-ministro.

O organismo vai apurar o que se passou.

O Consórcio Cederj foi criado em 2000, com o objectivo de levar educação superior gratuita a todo o Estado do Rio. Segundo o site, esta instituição tem mais 30 mil alunos matriculados em seus 15 cursos de graduação a distância.

A Renascença procurou uma reacção dos advogados de José Sócrates, até ao momento sem sucesso.