Imigração e reacção a Trump na agenda da UE
30-01-2017 - 14:04

Às segundas-feiras, projectamos os assuntos que prometem dominar a semana.

A semana deverá ficar marcada pelo encontro informal de sexta-feira dos chefes de Estado e de Governo da UE em Malta. Um encontro dedicado ás questões da imigração na vertente externa. Em cima da mesa vai estar o problema das relações com a Líbia e deverá ser feito um ponto de situação da chamada “Rota do Mediterrâneo Central”.

Um dia antes, na quinta-feira, ainda sem representante do Reino Unido, os líderes europeus analisam a saída dos britânicos e o processo que se vai arrastar no próximo ano e meio e vão também debater o futuro da UE já sem uma das principais economias.

A propósito da acção executiva de Donald Trump que impede a entrada de refugiados e de cidadãos oriundos de países muçulmanos, importa perceber de que forma é que os Estados-membros e as instituições da União Europeia estão a acompanhar o caso. É provável que o tema venha a dominar atenções em Bruxelas e a suscitar preocupação através do porta-voz da Comissão Europeia. Outro ponto que pode suscitar problemas é a questão dos cidadãos que têm dupla nacionalidade, uma delas de um país europeu. Ficam, ou não, proibidos de entrar nos Estados Unidos? Os serviços jurídicos vão estudar a fundo o problema, para tentar detectar eventuais casos de discriminação.