No "pior dia do ano", ardeu o equivalente a seis cidades de Lisboa
16-10-2017 - 18:50
 • Rui Barros

Dados provisórios do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais revelam dimensão dos incêndios iniciados no domingo.

Veja também:


Os fogos florestais que fustigaram o país este domingo e segunda-feira fizeram arder um total de 635.66 quilómetros quadrados (km²), o equivalente a cerca de seis cidades de Lisboa.

Os dados, disponibilizados pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS, na sigla em inglês) no seu site e actualizados esta segunda-feira à tarde, mostram que, no dia 15 de Outubro, arderam quase 64 mil hectares (quase o dobro da área ardida nos grandes fogos de Pedrógão Grande, a 17 de Junho).

A região da Serra da Estrela foi a zona mais afectada: os dados do sistema europeu que oferece a informação mais actualizada sobre a área ardida falam em 20.784 hectares consumidos nesta região durante domingo.

Apesar de somar o volume de área ardida maior, a atenção recai para o Pinhal de Leiria: são, segundo os dados do satélite europeu, 1.139 hectares ardidos. O autarca da Marinha Grande estima que “80% da manta verde” tenha sido consumida pelas chamas.

Estes dados são ainda provisórios. O Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais faz estimativas com base nas diferenças de temperatura registadas no solo de 80% da área total ardida. Os valores avançados pelo mecanismo são, depois, confirmados pelas autoridades nacionais. Os totais contabilizados tendem, por isso, a ser mais elevados.

A isto soma-se o facto de, à hora de publicação desta notícia, alguns dos incêndios que começaram a deflagrar no dia 15 ainda não terem um valor actualizado de área ardida.

De acordo com o último balanço das autoridades portuguesas, até ao final de Setembro tinham ardido em Portugal 215 mil hectares – o equivalente ao território da Área Metropolitana do Porto. É o valor mais alto dos últimos dez anos.

Só em áreas protegidas, foram mais de 20 mil hectares ardidos, com mais de 70% do Monumento Natural das Portas de Ródão e mais de metade da Paisagem Protegida da Serra da Gardunha a serem consumidos pelas chamas.

Os mais de 500 incêndios que deflagraram em Portugal no dia de ontem fizeram 36 mortos e 50 feridos, 15 destes em estado grave. Estão também algumas pessoas desaparecidas.