Invasão de campo e agressão a Pizzi. FC Porto escapa a jogos à porta fechada
19-12-2017 - 18:13

Decisão do Conselho de Disciplina da Federação. Possibilidade de interdição do Dragão cai por terra. Dragões sancionados apenas com multa de perto de três mil euros. Benfica confessa "surpresa" por "ausência de duro castigo".

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu não punir o FC Porto com a realização de jogos à porta fechada, na sequência da invasão de campo de um adepto azul e branco e posterior agressão a Pizzi, nos instantes finais do clássico com o Benfica, realizado no passado dia 1 de Dezembro.

O órgão disciplinar federativo aplicou apenas uma multa de 2.860 euros aos dragões. Os azuis e brancos escapam, assim, à possibilidade de interdição do seu recinto a espectadores, que poderia ir até dois jogos.

O que diz o acórdão do CD da FPF?

O referido adepto, José Pereira, invadiu o relvado do Dragão, na recta final do desafio da Primeira Liga, "fintando" os assistentes de recinto e agredindo Pizzi, médio das águias, com uma carga pelas costas.

Ambos os clubes já foram notificados, através de um acórdão do CD da FPF, no qual se percebe que a decisão se baseia nos relatórios de árbitro, delegados da Liga Portugal e polícia.

No texto, dá-se como comprovado que José Pereira invadiu o terreno de jogo, durante um desentendimento nas imediações da área técnica afecta aos tetracampeões nacionais e que "empurrou Pizzi", ainda que não tenha causado uma "lesão de especial gravidade". Depois, seria imobilizado pelos "stewards", sendo posteriormente entregue às forças da autoridade.

Ora, o órgão presidido por José Manuel Meirim suporta-se no ponto 2 do artigo 182º do Regulamento Disciplinar da Liga Portugal, que estabelece esse cenário de uma agressão que não cause a tal "lesão de especial gravidade".

Assim sendo, conclui o CD, o clube em causa "é punido com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 25 UC [2.550 euros] e o máximo de 100 UC [10.200 euros]".

Benfica reage com "surpresa" por "ausência de duro castigo"

Entretanto, através da BenficaTV, o emblema da Luz não escondeu a "surpresa" face ao desfecho do processo disciplinar aberto ao FC Porto.

As águias "não se conformam com a ausência de um duro castigo" e anunciaram ter já requerido o acesso aos relatórios policiais e dos delegados da Liga.

[notícia actualizada às 22h28: reacção do Benfica]