A Rússia 100 anos depois da Revolução
21-10-2017 - 10:28

Esta semana regressamos a Outubro de 1917 para recordar como um dos acontecimentos mais importantes do século XX continua a ecoar nos dias de hoje.

A Revolução Russa abalou o mundo, alterou o mapa geoestratégico, mudou a vida de milhões de pessoas. Influenciou a política, a economia, a sociedade e a cultura. Nada voltou a ser como antes.

José Milhazes e Bernardo Pires de Lima são os convidades desta edição do Capa à Contracapa sobre a Rússia de hoje, 100 anos depois da Revolução Comunista.

José Milhazes é historiador e viveu vários anos na ex-União Soviética, onde estudou e trabalhou como correspondente para vários meios de comunicação social portugueses.

É autor de numerosos artigos e livros sobre as relações entre Portugal e a Rússia, entre eles o ensaio “Rússia e Europa: uma Parte do todo”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

“Da Rússia” é o nome do blog em que escreve com João Domingues – com quem de resto acaba de lançar mais um livro sobre a Rússia.

Bernardo Pires de Lima é especialista em geopolítica e relações internacionais e Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns Hopkins, em Washington DC.

É autor do livro “Putinlândia”, um ensaio português sobre Vladimir Putin.

Da Capa à Contracapa é um programa da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Um programa que debate ideias e descodifica os grandes temas do país e do mundo. Para ouvir todos os sábados às 9h30.