Cheias no Bangladesh afetam dois milhões de pessoas
21-06-2024 - 16:30
 • Renascença com Reuters

Entre as vítimas estão mais de 700 mil crianças. Previsões do Departamento Meteorológico do Bangladesh apontam para novas chuvas torrenciais nos próximos dias que poderão agravar as inundações e provocar deslizamentos de terras nas zonas montanhosas.

As chuvas e cheias na Índia causaram diversas inundações generalizadas no Bangladesh e deixaram mais de dois milhões de pessoas encurraladas. Segundo as autoridades, a situação pode vir a piorar.

A agência das Nações Unidas para a infância (UNICEF) estima que entre estes dois milhões de pessoas estão mais de 700 mil crianças e apelou à assistência urgente.

"As crianças são as mais vulneráveis, enfrentam riscos acrescidos de afogamento, subnutrição, doenças mortais transmitidas pela água, o trauma da deslocação e potenciais abusos em abrigos sobrepovoados", advertiu o representante da UNICEF no Bangladesh, Sheldon Yett.

As previsões do Departamento Meteorológico do Bangladesh apontam para novas chuvas torrenciais nos próximos dias que poderão agravar as inundações e provocar deslizamentos de terras nas zonas montanhosas.

Na última quarta-feira os deslizamentos de terras em campos de refugiados no sul do Bangladesh causaram uma dezena de vitimas mortais.

O país está ainda a recuperar de um ciclone que atingiu a faixa costeira do sul no final de maio.

Os funcionários do Ministério da Agricultura afirmam que, se as terras permanecerem submersas pelas cheias por muito tempo, este problema passará a ser uma ameaça para as culturas.

As inundações geraram danos também nas infraestruturas com mais de 810 escolas públicas inundadas, cerca de 500 a serem utilizadas como abrigos e 140 clínicas comunitárias também ficaram submersas, declara a UNICEF.

Os cientistas alegam que o agravamento destes desastres naturais provêm das alterações climáticas.