Com ou sem muro, o Papa Francisco vigia a fronteira do México com os EUA
17-02-2017 - 17:00

Uma estátua de Francisco com quatro metros é inaugurada esta sexta-feira do lado mexicano da fronteira com o Texas. “É um símbolo de amor, bondade e solidariedade”, diz o escultor.

A partir desta sexta-feira o Papa Francisco passará a ser uma figura sempre presente na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Uma estátua de quatro metros foi erguida em Ciudad Juarez, na fronteira com El Paso, Texas. Francisco aparece com um braço erguido e uma pomba da paz na mão.

O escultor Pedro Francisco Martinez diz que a obra lhe foi encomendada por um conjunto de empresários locais, para homenagear o Papa, a pedido do presidente da Câmara Nacional de Comércio de Cidade Juarez, cidade que o Papa visitou quando foi ao México há um ano, em Fevereiro de 2016.

“É um símbolo de amor, bondade e solidariedade. O braço esquerdo está paralelo com o Rio Bravo, que divide o México dos Estados Unidos, para que a sua mensagem de esperança enviada pela pomba chegue a ambas as cidades, que são cidades unidas e que não podem ser separadas nem pela muralha nem pelo rio. A comunidade humana não tem fronteiras”, diz Martínez, em declarações ao site mexicano “El Comércio”.

Por iniciativa dos promotores da homenagem, a estátua incluirá 300 quilos de metal oriundo de chaves doadas pelos populares de Ciudad Juarez e é totalmente branca “para ser completamente espiritual”, explica o escultor.