​Educação: modelo nórdico estudado por cá
20-04-2016 - 14:26

Esta quarta-feira olhamos para o Ensino Superior e para modelos europeus que podem contribuir para a melhoria do sector em Portugal.

Ainda há poucos dias, o presidente da Associação Académica de Coimbra esteve na Dinamarca para uma avaliação da qualidade do sistema de Ensino Superior daquele país. A Dinamarca é considerada um dos exemplos a seguir relativamente ao Ensino Superior. Foi, de resto, um país pioneiro nas grandes reformas do sector.

A avaliação termina com a elaboração de um relatório de avaliação sobre a Instituição de Acreditação Dinamarquesa e o sistema de ensino.

Nesta viagem, o presidente da Associação Académica de Coimbra, José Dias, foi acompanhado dos directores das agências de acreditação do ensino de Áustria e Suécia, do vice-reitor da Universidade de Lausanne na Suíça e a líder da Confederação da Indústria Finlandesa.

A Renascença foi à procura das conclusões desta avaliação. Em entrevista conduzida pelo jornalista António Pedro, o presidente da Associação Académica de Coimbra destaca desde logo a capacidade de financiamento como garantia de qualidade e um direccionamento do estudo para áreas específicas do mercado laboral. José Dias não tem dúvidas: “foi uma experiência muito positiva”.