Militares israelitas resgataram quatro reféns com vida na Faixa de Gaza, avançaram este sábado as forças armadas.
Os quatro reféns libertados são três homens e uma mulher: Almog Meir Jan, de 21 anos; Andrey Kozlov, de 27; Shlomi Ziv, de 40; e Noa Argamani, de 25 anos.
Encontram-se em "boas condições médicas" e foram agora levados para o hospital para realizarem exames, disseram os militares israelitas.
Os reféns foram resgatados numa operação especial pelas forças israelitas "em dois locais separados no coração de Nuseirat", revelam as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla inglesa).
Tinha sido sequestrados por atacantes palestinianos do grupo Hamas no festival de música Nova, a 7 de outubro do ano passado.
As imagens de Noa Argamani a ser levada de mota pelos terroristas do Hamas correu mundo na altura.
A operação especial para libertar os quatro reféns foi preparada ao pormenor durante várias semanas e aconteceu debaixo de violentos combates, revela o porta-voz militar de Israel, Daniel Hagari.
Um elemento das forças de segurança morreu durante o raide para libertar os reféns, avança a Polícia israelita, em comunicado.
Os reféns estavam em duas casas numa zona residencial de Nuseirat, de acordo com Daniel Hagari.
Já segundo fonte dos serviços de saúde de Gaza, controlada pelo Hamas, pelo menos 93 palestinianos foram mortos em ataques de Israel em Nuseirat e noutras partes de Gaza central.
[notícia atualizada às 14h33]