Alerta laranja prolongado na Madeira
05-12-2019 - 14:26
 • Renascença com Lusa

O vento forte que se faz sentir no arquipélago já obrigou ao cancelamento de dezenas de voos e está a condicionar fortemente o tráfego marítimo.

O alerta laranja na Madeira foi alargado até às 21h00 desta quinta-feira. O vento forte continua a não deixar aterrar e levantar voos no aeroporto do Funchal.

Até às 14h00 desta quinta-feira, foram cancelados 40 voos. A estimativa é que sejam sete mil os passageiros afetados.

O aviso laranja foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na quarta-feira e deveria vigorar até ás 15h00, mas as condições adversas mantêm-se, pelo que foi prolongado.

A rajada mais forte sentida no aeroporto Cristiano Ronaldo foi de 108 km/h, segundo dados do IPMA.

O vento forte está também a condicionar as operações no mar. A capitania do porto do Funchal emitiu um aviso de agitação marítima forte até às 18h00 e aconselhou as embarcações a regressar aos portos de abrigo.

As ligações ao Porto Santo também foram canceladas.

Em terra, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza emitiu um alerta para a não realização de percursos na natureza enquanto durar o aviso e o Serviço Regional de Proteção Civil recomenda às pessoas que fechem as portas e janelas, evitem viajar nas zonas afetadas pelo aviso meteorológico, não circulem por zonas com prédios degradados e prestem atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados).