Crescimento da economia atinge valor mais alto dos últimos 17 anos
14-02-2018 - 09:40

Ministério das Finanças fala num "maior equilíbrio" das contas, que foram "geridas criteriosamente".

A economia portuguesa cresceu 2,7% no conjunto de 2017, o ritmo de crescimento anual mais elevado desde o ano 2000, e mais 1,2 pontos percentuais do que em 2016.

Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e confirmam as previsões otimistas dos analistas, segundo os quais este crescimento se deveu ao aumento do investimento e das exportações.

De acordo com a estimativa rápida do INE, a aceleração do crescimento no ano passado resultou do "aumento do contributo da procura interna, refletindo principalmente a aceleração do investimento, uma vez que a procura externa líquida apresentou um contributo idêntico ao registado em 2016".

Já no conjunto desse ano, a economia portuguesa tinha crescido 1,5%. Em 2000, a economia subiu 3,8% e tem vindo a apresentar, desde então, números decrescentes e ritmos inferiores a 2,7%.

Para 2018, o Governo prevê um crescimento de 2,2%.

Finanças falam em "maior equilíbrio" das contas

O Ministério das Finanças considera que o crescimento económico em 2017 acontece num contexto de "maior equilíbrio" das contas públicas, que foram "geridas criteriosamente", e das contas externas.

O ministério tutelado por Mário Centeno, num comunicado enviado às redações, salienta ainda que "o crescimento robusto do PIB acompanha uma evolução sólida do mercado de trabalho", recordando que a taxa de desemprego caiu para 8,1% no ano passado.

"O Governo destaca que este crescimento económico é socialmente mais equitativo, assente na criação de emprego e numa gestão criteriosa das contas públicas", lê-se na mesma nota.