Como poupar na conta da luz?
21-10-2016 - 14:45
 • Fátima Casanova

O tema esteve em destaque no “Espaço do consumidor” de quinta-feira, na Renascença. A nova rubrica pretende responder a todas as dúvidas que surgem no dia-a-dia.

A factura de energia tem um peso significativo no orçamento familiar e por isso faz sentido estar atento à maneira como se pode poupar e ter uma conta mais amiga da carteira.

O primeiro passo a dar é pesquisar um simulador na internet. A Renascença optou por utilizar o da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Com a sua factura na mão, tenha depois atenção à seguinte informação:

- tipo de oferta (doméstico)

- tipo de fornecimento (potência contratada até 20,7 kVA)

- discriminação de contagem (simples, bi-horária ou tri-horária)

- escalão de potência contratada

- consumo (pode definir o período)

- características de contrato (modo de pagamento)

É só clicar em “simular” e de imediato aparece uma lista com as ofertas de diferentes empresas. Pode, então, comparar os vários valores com aquilo que costuma pagar.

Um caso real

Um consumidor tem uma conta de electricidade de 984 euros por ano. Depois de simular com os dados da sua factura no simulador da ERSE, apareceram 19 propostas.

A mais barata era de 702 euros e a mais cara no valor de 763 euros anuais.

Se este consumidor optar pela empresa que tem a proposta mais barata, a poupança anual será de 282 euros.

Atenção às promoções

Além de utilizar os simuladores, deve estar atento às campanhas que as empresas vão fazendo de quando em vez.

Mas tenha atenção ao tipo de desconto oferecido. É que muitas vezes é só na potência contratada, que tem um valor mensal fixo.

O desconto será muito mais apelativo se for sobre o total da factura, pois engloba também o consumo – a maior fatia da factura.

Ainda assim, atenção: normalmente, os contratos são por um ano e, quando terminam, o consumidor deixa de beneficiar dos descontos ou das campanhas.

Na próxima terça-feira, dia 25, o “Espaço do consumidor” vai ter como tema os empréstimos. Se tiver muitos, fique a saber como reduzir o valor das prestações mensais.

O novo espaço da Renascença vai para o ar às terças e quintas-feiras pouco depois das 14h30.