​Fenprof anuncia estudo nacional sobre desgaste dos professores
31-01-2018 - 11:49

Documento pretende também pressionar o Governo a adoptar um regime específico de aposentação.

Uma equipa de investigadores universitários, coordenada por Raquel Varela, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai fazer um estudo nacional sobre o desgaste dos professores. O trabalho de campo vai durar vários meses e serão feitos milhares de inquéritos nos diferentes estabelecimentos de ensino do país.

O estudo conta com a parceria da Fenprof e terá como objectivo não só mostrar como o desgaste dos docentes afecta também a vida nas escolas, mas também pressionar o governo a adoptar um regime específico de aposentação.

O secretário-geral da estrutura sindical, Mário Nogueira, diz que o estudo “vai retirar dúvidas, se alguém as tem, de que de facto têm de ser tomadas rapidamente medidas porque senão o Ministério da Educação escusa de falar em inovação pedagógica, escusa de falar em novas exigências para o futuro porque de facto falta-lhe depois aquele sangue jovem”.

O sindicalista sublinha o sector tem um problema de envelhecimento que justifica um avançar desde já com um regime específico de aposentação.

Mário Nogueira defende a remoção dos “obstáculos que existem à decisão que é uma decisão fundamental, para as pessoas, para os professores, para as escolas e para os alunos”.

“Há escolas em que o professor mais novo tem neste momento 52, 53, 55 anos”, garante.