Pais fecham escola em Barcelos em protesto contra turma mista
17-09-2020 - 13:48
 • Lusa

Encarregados de educação da Escola Básica de Bárrio, em Roriz, barraram entrada com troncos de árvores, exigindo garantias de distanciamento físico entre as crianças. GNR foi chamada ao local.

Os pais dos alunos da Escola Básica (EB) de Bárrio, em Roriz, Barcelos, barraram esta quinta-feira a entrada com troncos de árvores, num protesto contra a existência de uma turma mista, que junta alunos dos 1.º e 2.º anos, numa altura em que deve ser cumprido distanciamento de entre 1,5 e 2 metros.

“Porquê duas crianças a partilhar a mesma mesa quando temos uma sala vazia?”, lia-se num dos cartazes afixados no gradeamento da escola. Noutro cartaz, os pais escreveram “Queremos distanciamento físico”.

“Nunca houve turmas mistas, vai haver logo agora em tempos de covid e quando há uma sala vazia?”, insurgiu-se um dos pais.

A GNR foi chamada ao local.

Contactada pela Lusa, a Câmara de Barcelos diz que “sensibilizou em devido tempo” a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE) – Direção de Serviços da Região Norte para a situação, uma vez que compete a esta entidade a homologação das turmas.

Em resposta, a DGEstE informou que a constituição das turmas cumpriu o disposto na lei e que, como tal, e “por decisão superior, não será considerada a constituição de nova turma na Escola de Bárrio, Roriz, Barcelos”.

Em relação ao protesto de hoje, a Câmara diz desconhecer os autores, tendo o Agrupamento Escolar, em colaboração com a Câmara Municipal, solicitado a presença da GNR.

“Os objetos foram retirados por funcionários do município”, refere ainda a Câmara.