Menos de 60% de espanhóis votaram até às 18h00
10-11-2019 - 15:15
 • Renascença

56,86% dos eleitores já tinham votado às 18h, menos que os 60,74% das eleições em Abril, à mesma hora. Reina a incerteza quando ao resultado e, sobretudo, quanto às soluções governativas.

A afluência nas eleições legislativas que se celebram este domingo em Espanha caiu, até às 18h00 de Madrid (menos uma hora em Portugal continental) cerca de três pontos percentuais face ao valor registado no anterior sufrágio, em abril. Então, já tinham votado 60,74% dos eleitores, face aos 56,86% agora registados, anuncia o Ministério do Interior.

A participação eleitoral diminuiu em todas as comunidades autonómicas, pode verificar-se na mesma página, mas analistas eleitorais ouvidos pelo “El País” não dão para já muita importância aos dados, considerando que não são suficientes para se poder prever um aumento da abstenção.

O dia em Espanha tem sido marcado pelo frio em várias regiões, inclusive com queda de neve, mas o ato eleitoral tem decorrido sem incidentes, apesar da luta independentista estar acesa na Catalunha.

Os espanhóis foram chamados às urnas para escolher um novo Governo, mas segundo as sondagens a eleição voltará a não dar maioria absoluta a nenhum partido, por isso não se sabe ainda que solução governativa se irá encontrar. Esta é a quarta vez que os espanhóis vão votar em quatro anos.


[Notícia atualizada às 18h30]