GNR. 22 crianças entre os 85 migrantes resgatados ao largo da Grécia
21-10-2019 - 11:07
 • Renascença

Desde o início do ano, os militares detetaram 255 embarcações e auxiliaram cerca de 2.560 migrantes.

A equipa da GNR resgatou 85 migrantes a nordeste da Ilha de Samos e a sul da ilha de Chios, na Grécia. Esta ação decorreu no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX).

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram domingo uma embarcação de borracha perto de Samos, com cerca de seis metros e excesso de lotação. A bordo seguiam 42 pessoas, das quais nove crianças, 15 mulheres, e 18 homens.

“Durante o transporte foram distribuídas águas e produtos alimentares, dado que os migrantes apresentavam sinais de hidratação deficitária”, adianta a nota enviada à redação.

Os migrantes foram colocados na embarcação portuguesa e transportados para o Porto de Vathy.

Horas depois, a sul da ilha de Chios, foi detetada outro barco, tendo sido resgatados 43 migrantes, dos quais 13 crianças, 13 mulheres, e 18 homens. “Foi ainda prestada assistência médica imediata, a todos os migrantes que apresentavam ferimentos ligeiros”, acrescenta a mesma nota.

Desde o início do ano, a GNR efetuou mais de 1.020 patrulhas, tendo detetado 255 embarcações e auxiliado cerca de 2.560 migrantes.