Viaje até à Polónia, terra natal de S. João Paulo II, com a Renascença


Conhecido como o Papa peregrino, João Paulo II nasceu em Wadowice, na Polónia em 1920. Foi neste país que viveu, trabalhou e estudou até ser eleito Papa, em 1978.

Nesta viagem à Polónia, vai poder descobrir a cidade natal de Karol Wojtyla mas também muitos outros lugares marcantes na história de São João Paulo II e da Igreja Católica.

De 19 a 26 de maio, numa viagem acompanhada pelo Pe. Vítor Gonçalves, assistente religioso da Renascença, siga os passos de João Paulo II e encontre lugares excecionais como:
– O Mosteiro de Jasna Gora em Czestochowa com a milagrosa imagem da Virgem Negra, a Padroeira da Polónia, a mais venerada do país;
– O Santuário da Divina Misericórdia dedicado à irmã Faustina Kowalska a quem São João Paulo II chamava “A Grande Apóstola da Divina Misericórdia dos nossos tempos”;
– O Santuário Mariano de Ludzmierz, com a Milagrosa Imagem de Nossa Senhora;
– Wadowice, a cidade natal de S. João Paulo II, com a sua casa museu que apresenta a vida e Pontificado do Papa.

Itinerário da viagem

1º dia (sexta-feira), 19 de maio – Lisboa / Varsóvia
Comparência no aeroporto 3 horas antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque e partida em avião de carreira regular da TAP Portugal com destino a Varsóvia. Chegada, formalidades de desembarque, assistência e visita dos Jardins Reais de Lazienki, o parque mais importante e distinguido da capital polaca. Aqui está situado o monumento a Frédéric Chopin junto com uma variedade de esculturas e palácios. Visita da rota real; a zona do antigo gueto de Varsóvia, o monumento dos heróis do gueto, Umschlagplatz, lugar de deportação dos Judeus.

Dos pontos imperdíveis da cidade é a Praça do Mercado, que apesar de ter sido um importante centro comercial no séc. XVII, foi reconstruída em meados do séc. XX para ficar exatamente igual a como era antes de ser destruída pelos alemães na Segunda Guerra Mundial; a Catedral – Basílica de São João Batista Mártir (ou Catedral de São João) foi construída no séc. XIV (entrada incluída). Almoço.

De tarde, visita à Igreja de Santo Estanislau Kostka, com o túmulo do Beato Padre Jerzy Popieluszko, assassinado nos anos 80 pela polícia comunista. Celebração da Eucaristia. Pelas 19h00m assistiremos a um Recital de Chopin. Jantar buffet. Alojamento no hotel.

2º dia (sábado), 20 de maio – Varsóvia / Lichen stary / Czestochowa
Pequeno-almoço buffet no hotel e saída para Lichen Stary. Chegada e celebração da Eucaristia e almoço.

Visita do Santuário de Nossa Senhora de Lichen (a maior igreja da Polónia e a sétima da Europa), este santuário ocupa lugar de destaque no mapa mundial dos Santuários Marianos. Encontra-se aqui um pequeno quadro com a imagem da Nossa Senhora, frequentemente designada pelos peregrinos como Rainha Dolorosa da Polónia: sobre a cabeça Maria traz uma coroa, ao peito abraça a águia branca, e no seu manto encontra-se as insígnias da Paixão do Senhor.

A Igreja foi construída depois das aparições de Nossa Senhora a um pastor. A primeira aparição teria acontecido em 1850. A construção durou cerca de dez anos, entre 1994 e 2004 e em 2005 foi elevada à categoria de Basílica Menor pelo Papa São João Paulo II. Toda a construção foi feita com as doações de peregrinos, onde no interior veremos nomes, várias capelas, onde em homenagem aos religiosos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial; a cadeira que foi usada por São João Paulo II; em 1999, durante uma visita à cidade, um quadro com a sua imagem e vários objetos por ele utilizados, etc.

Um dos lugares mais impressionantes e visitados é a Gólgota. Uma colina artificial de 25 metros, feita em pedras e no alto, a representação de Cristo, sendo crucificado, uma cena que relembra a aparição de Nossa Senhora ao Pastor. Em hora a determinar, viagem para Czestochowa, importante Centro de Peregrinação Mariano, cuja tradição de Peregrinação remonta ao séc. XIV. Jantar buffet e alojamento no hotel

3º dia (domingo), 21 de maio – Czestochowa /Wieliczka / Cracóvia
Pequeno-almoço buffet no hotel e celebração da eucaristia no Santuário e visita do complexo do mosteiro do famoso Santuário de Jasna Gora (a montanha luminosa), onde se encontra o altar com o ícone de Nossa Senhora de Czestochowa (em 1384 veio para o mosteiro a cópia fiel da imagem de Virgem Negra, que segundo a lenda, foi inicialmente pintada por S. Lucas).

Almoço em restaurante local e viagem para Wieliczka, onde iremos explorar o mundo subterrâneo das famosas Minas de Sal, Património da Humanidade da UNESCO, local onde os mineiros polacos construíram autênticas obras de arte no seu interior, para além da Capela de Santa Cunegunda ou St. Kinga (uma impressionante sala de 54 metros), encontramos diversas esculturas feitas de sal, entre as quais se destaca uma estátua de São João Paulo II. É uma verdadeira metrópole subterrânea com ampla infraestrutura (tem luz, águas lojas, etc). Em hora a determinar, viagem para Cracóvia, declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Jantar buffet e alojamento no hotel.

4º dia (segunda-feira), 22 de maio – Cracóvia / Lagiewniki/ Cracóvia

Pequeno-almoço buffet no hotel e saída para o Santuário da Divina Misericórdia em Lagiewniki, um dos santuários mais conhecidos do mundo, graças a Santa Faustina Kowalska, cuja vida está ligada e este lugar (uma basílica, à qual está anexado o Convento das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, fundado em 1891.

Em 1985, foi nomeado “a capital da divina misericórdia” pelo Papa João Paulo II. Celebração da Eucaristia e visita do complexo e do Centro João Paulo II. Entre as relíquias e lembranças de São João Paulo II destacam-se uma ampola com sangue de Karol Woktyla, colocada em um altar de mármore; a férula papal, uma casula e a cruz, diante da qual o Papa João Paulo II rezou durante a sua última via sacra, no Coliseu de Roma. Este centro dedicado a São João Paulo II, foi construído no lugar da antiga fábrica Solvay, onde Karol Wojtyla trabalhou como operário durante a II Guerra Mundial.

Regresso a Cracóvia para visitar a Colina de Wawel; e antiga Catedral do Cardeal Wojtyla, que conserva ainda os túmulos de reis polacos e o de S. Estanislau. Almoço em restaurante local. Continuaremos com as visitas, com destaque para a Praça Medieval do centro da cidade é considerada uma das maiores da Europa e os seus subúrbios continuam inalterados desde há 700 anos, contando edifícios de valor histórico como: a Casa dos Panos do séc. XVI, a Basílica de Santa Maria (uma das construções mais bonitas da cidade. De hora a hora, soa do topo da sua torre mais alta, o som de um trompete que é tocado em direção a cada um dos pontos cardeais, a Porta de St. Florian e Collegium Maius (edifício universitário mais antigo da Polónia). Jantar e alojamento no hotel.

5º dia (terça-feira), 23 de maio – Cracóvia/ Auschwitz–Birkenau / Wadowice / Cracóvia

Pequeno-almoço no hotel e saída para Auschwitz-Birkenau, e visita ao território do ex-campo de concentração e extermínio Auschwitz – Birkenau, construído pelos nazistas alemães durante a ocupação da Polónia durante a Segunda Guerra Mundial, entre eles o Beato Maximiliano Kolbe e Santa Edith Stein. No final, saída em direção a Wadowice (pequena cidade a sudoeste de Cracóvia, com 19 mil habitantes. Foi nesta cidade que nasceu e viveu, por 18 anos, Karol Wojtyla, o saudoso São João Paulo II.

Almoço em restaurante local e visita à Basílica da Devoção de Virgem Maria (onde São João Paulo II recebeu os sacramentos de iniciação cristã). Na igreja, a Pia Batismal na qual Karol foi introduzido na fé católica é conservada na capela dedicada à Sagrada Família. Como Papa, João Paulo II homenageou Nossa Senhora nesta Basílica com um rosário na ocasião em que a imagem foi coroada. Celebração da Eucaristia. No final, visitaremos a Casa Natal de São João Paulo II, que hoje hospeda um museu com centenas de relíquias do Santo. No final, regresso ao hotel para nos refrescarmos e transporte para o centro histórico para jantar com folclore. Em hora a determinar, regresso ao hotel. Alojamento.

6º dia (quarta-feira), 24 de maio – Cracóvia /Zakopane / Cracóvia

Pequeno-almoço buffet no hotel. Pelas 09H00, Visita. A saída em direção a Zakopane, situada no vale das Montanhas Tatras “o sítio amado de São João Paulo II”, (Karol Wojtyla amava as montanhas polacas, chamava-as “as suas montanhas”.

Os Tatras eram os seus preferidos, onde no verão fazia caminhadas com os jovens, e onde esquiava no inverno. Ia a Zakopane com o seu pai e irmão, frequentemente ficava no convento das Irmãs Ursulinas em Jaszczurówka. Chegada e almoço.

De tarde, subida no Funicular para um passeio panorâmico até ao topo do Monte Gubalówka, com vistas da Montanha Tatra. Celebração da Eucaristia na igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima e onde se podem apreciar os vitrais que conta a história das aparições.

Em 1987, o Santo Padre João Paulo II, coroou a imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada naquele lugar e mais tarde, em 1997, durante a viagem apostólica ao seu país natal, João Paulo II, sagrou esta como Igreja-Santuário, tendo proclamado oficialmente que o facto de ter sobrevivido ao atentado de 13 de maio de 1981 se deveu à intercessão da Virgem de Fátima. “A minha vida foi salva por intercessão da Virgem de Fátima”, disse o Sumo Pontífice Polaco. Celebração da Eucaristia. Em hora a determinar regresso a Cracóvia. Jantar buffet e alojamento no hotel.

7º dia (quinta-feira), 25 de maio – Cracóvia / Niepokolanów / Varsóvia

Pequeno-almoço buffet no hotel e viagem por Niepokolanów para visitar um dos santuários mais recentes da Polónia, ligado a S. Maximiliano Kolbe, um Frade Franciscano que, em 1941, foi preso no campo de concentração de Auschwitz, pois ofereceu-se para substituir outro prisioneiro condenado à morte.

Em 1952, foi canonizado pelo Papa João Paulo II: 2 anos antes o Papa tinha passado o status da Igreja Niepokolanów a Basílica Menor. Almoço em restaurante local e viagem para Varsóvia. Jantar buffet e alojamento no hotel.

8º dia (sexta-feira), 26 de maio – Varsóvia / Lisboa
Pequeno-almoço buffet no hotel. Em hora a determinar, transporte para o aeroporto e formalidades de embarque assistidas por representante local e partida em avião da TAP Portugal com destino a Lisboa. Fim da Viagem.

Saiba mais e faça a sua inscrição por telefone (225 188 558/ 59), por email (geral@ml-viagens.pt) ou online em www.ml-viagens.pt.

Hotéis previstos:

Varsóvia (1 noite) - Hilton Warsaw City 4* (central)
Czestochowa (1 noite) – Hotel Arche 4* (central)
Cracóvia (4 noites) – Hotel Novotel Centrum 4* (central)
Varsóvia (1 noite) – Hotel Radisson Blue Collection 5* (central)

Preço por pessoa em quarto duplo:
Mínimo 42 participantes 1 920€
Mínimo 32 participantes 1 985€
Suplemento para quarto individual 450€

Para garantir a sua participação, deverá entregar o boletim de inscrição devidamente preenchido e a sinalização de € 500,00 (Quinhentos Euros). A realização da viagem está dependente do mínimo de participantes inscritos e correspondente aceitação da viagem.

Condições particulares da viagem:

Obrigatório cartão de cidadão válido e anexar cópia autorizando o uso dos dados para a compra dos serviços turísticos

Serviços incluídos:
- Passagem aérea em voo de carreira regular, em classe económica, com direito ao transporte de 1 mala de porão, com 23Kgs de peso máximo e uma peça de bagagem de mão de 8 kg;
- Circuito em autopullman privativo com ar condicionado e WC conforme itinerário;
- Hotéis de categoria turística superior (4*/5*) em quarto duplo com banho ou duche privativo;
- Regime de pensão completa de acordo com o programa;
- 7 pequenos-almoços buffet, almoços do 1º ao 7º dia, 6 jantares buffet e 1 jantar em restaurante local (com folclore em Cracóvia);
- Guias: Varsóvia; Czestochowa; Cracóvia; Museu JPZ, em Wadowice (áudio-guia em português); Zakopane, Museu de Auschwitz – Birkenau; Santuário de Lichen Stary;
- Todas as visitas mencionadas no programa, com entradas nos monumentos indicados – entradas em: Mosteiro de Niepokalanów; Mosteiro de Jasna Gora, em Czestochowa; Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Zakopane; Igreja de Santa Maria e Colona de Wawel (catedral e pátio); Minas de Sal; Mosteiro da Divina Misericórdia de Lagiewniki; Basílica de S. João Batista Mártir; Auschwitz; Museu de João Paulo II e Basílica de Wadowice; Funicular a Gubalowka; Recital de Chopin;
- Assistência durante todo o circuito por um guia a falar português;
- Auriculares;
- Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
- Taxas aeroportuárias e de segurança;
- Seguro de assistência em viagem, com cobertura de cancelamento antecipado da viagem por motivos inevitáveis e excecionais.

O preço não incluí:
- Bebidas às refeições,
- Refeições especiais ou não mencionadas,
- Entradas em Museus e Monumentos quando não esteja explícito a visita do interior; extras de carácter pessoal (bar, lavandarias, telefonemas, etc.),
- Bagageiros,
- Gorjetas,
- O que não esteja especificado no presente programa.

Nota:
- Consulta das condições gerais e seguro de viagem, junto do organizador da viagem ou por e-mail para: geral@ml-viagens.pt indicando a data da viagem e destino.