Reportagem da Renascença mostra que ‘speaker’ do PS não chama “palhaço” a Costa
25-09-2015 - 17:48
 • Catarina Santos com Redacção

Reportagem da TVI diz “parecer” que ‘speaker’ do PS chamou “palhaço” a António Costa no último comício. A suspeita provocou polémica nas redes sociais. Mas as imagens da Renascença mostram que o que se ouviu na sala não foi o mesmo que os repórteres da TVI ouviram.

A “história” apareceu depois do comício da noite do PS, esta quinta-feira feira, em Leiria. Nas redes sociais começou a ganhar lastro já na manhã desta sexta-feira. A TVI lançava a suspeita de que o speaker do Partido Socialista teria chamado “palhaço” a António Costa. Ou, por lapso ou por “falha no áudio”.

No site, o canal titulava “Som de ‘speaker’ lança dúvidas em comício do PS”, para depois acrescentar, sob um vídeo de seis segundos: “Aos microfones da caravana socialista, em Leiria, pareceu ouvir-se o ‘speaker’ gritar ‘palhaço’, em vez de PS, mas socialistas negam. Terá sido uma gafe ou uma falha no áudio?”.

Alguns jornais republicaram a informação. Vieram depois as reacções no Twitter, com as “hashtags” #viral e #gafe.

A reportagem da Renascença gravou o preciso momento em que o speaker do PS chama António Costa. Estava com a câmara apontada ao apresentador e com o som “limpo”, directo da mesa. O que este vídeo capta mostra que é “PS” e não “palhaço” o que se ouve na sala do comício em Leiria.

A TVI publicou, entretanto, o som cedido pela comitiva do partido. Na legenda pode ler-se: “No som ambiente captado pela TVI no arranque do comício de Leiria ouvia-se ‘palhaço’ em vez de ‘PS’.”