Padre Tolentino inicia retiro com o Papa
18-02-2018 - 11:52

Vice-reitor da Universidade Católica inicia um ciclo de meditações intitulado ‘Elogio da sede’” com Francisco e os seus colaboradores mais diretos.

O padre e poeta português José Tolentino Mendonça vai levar ao Papa uma reflexão sobre a “espiritualidade do quotidiano”, durante o retiro de Quaresma que orienta a partir de domingo às 17h00 (hora potruguesa), para Francisco e seus colaboradores mais diretos.

“Quando o Santo Padre quis falar comigo para que colaborasse nos Exercícios da Quaresma, disse-lhe que eu sou apenas um pobre padre, e é a verdade. Ele encorajou-me a partilhar da minha pobreza. Veio então à minha mente propor um ciclo de meditações muito simples sobre a sede, intitulado ‘Elogio da sede’”, relata o sacerdote, na sua mais recente crónica semanal para o jornal católico italiano ‘Avvenire’.

O tradicional retiro de Quaresma do Papa e da Cúria Romana decorre até sexta-feira na Casa do Divino Mestre, dos religiosos paulistas, em Ariccia, arredores de Roma, com 10 meditações do padre e poeta madeirense.

“A sede torna-se uma interpretação necessária não só para chegar ao coração humano, mas também para compreender o mistério de Deus”, adianta o padre Tolentino Mendonça.

O vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa e consultor do Conselho Pontifício para a Cultura (Santa Sé) refere na sua crónica que a sede é “um tema bíblico, elaborado muitas vezes pela tradição cristã, e ao mesmo tempo é um mapa real, muito concreto”.