Polémica das fotos. Sindicato da PSP reage a indignação com imagens de idosos agredidos
21-10-2018 - 11:37

O Sindicato Vertical de Carreiras da Polícia partilhou no Facebook uma montagem com três idosos brutalmente agredidos ao lado de uma outra de Eduardo Cabrita.

O Sindicato Vertical de Carreiras da Polícia utilizou as redes sociais para reagir às notícias de indignação por parte de várias entidades e do próprio ministro da Administração Interna à divulgação das fotografias da detenção dos suspeitos que haviam fugido de um tribunal no Porto.

No Facebook, aquele sindicato publicou uma montagem com fotografias de idosos agredidos, lado a lado com uma imagem do ministro Eduardo Cabrita. Na descrição pode ler-se: "Por favor, Sr. Ministro do MAI, Srs. da Amnistia Internacional, Sr.ª Câncio e todos os demais... indignem-se”.

Os idosos das fotografias não são as vítimas dos assaltos dos suspeitos detidos na sexta-feira. São imagens de idosos agredidos no estrangeiro e divulgadas na internet.

Tanto o ministro da Administração Interna como a PSP já determinaram a abertura de um inquérito sobre a divulgação de fotografias das detenções.

Os três suspeitos de dezenas de furtos a idosos no Grande Porto fugiram do TIC na quinta-feira à tarde, depois de um juiz de instrução lhes decretar a prisão preventiva.

Os arguidos são dois irmãos gémeos, de 35 anos, mais um cúmplice, de 25, com antecedentes criminais, que foram presentes ao juiz de instrução depois de terem sido detidos em flagrante delito na terça-feira em Baguim do Monte, no concelho de Gondomar.

Os três homens foram detidos na sexta-feira, num parque de campismo em Gondomar, tendo em sua posse 40 mil euros em notas de 500 euros.

Nas fotografias, divulgadas por um sindicado da polícia nas redes sociais e por vários órgãos de comunicação social, é possível ver os três homens no momento da detenção, já algemados, sentados no chão.