As obras na 2.ª Circular vão abrir o caminho para, no futuro, poder ser criada uma faixa totalmente dedicada aos transportes públicos, afirma presidente da Câmara de Lisboa, em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença.
Fernando Medina garante que o projecto da autarquia nunca passou por cortar faixas naquela via. A ideia é apenas “aumentar o separador central que, no fundo, depois pode ser a plataforma para uma evolução futura para uma linha de transporte público dedicada”.
“Eu tenho a ambição de que um dia a 2ª Circular possa ter uma linha de transporte público dedicada e, isso sim, implica uma alteração no perfil da 2.ª Circular”, explica o autarca.
Estamos a falar de uma espécie de metro de superfície? “Pode ser até um meio de transporte mais barato. Pode ser um sistema de metrobus, uma linha de transporte de autocarro rápido dedicado que funcione em perfil próprio, como há por esse mundo fora”, responde.
Nesta entrevista à Renascença, o presidente da Câmara diz que o seu grande objectivo neste momento é reaver o controlo sobre os transportes urbanos, facto que deverá estar para breve.
“Este é um ponto de negociação com o Governo que tem corrido francamente bem. Espero nos próximos meses estarmos em condições de anunciar a solução final, que assumirá este princípio, que é a Câmara reassumir um poder significativo sobre o sistema de transportes públicos na área da cidade de Lisboa”, sublinha Fernando Medina.