Paris. Jovem suspeita de planear atentado tinha ligações ao Estado Islâmico
09-09-2016 - 10:43

Autoridades francesas montaram operação antiterrorista após a descoberta de um carro abandonado cheio de bilhas de gás no sábado.

Uma das três mulheres detidas em França por suspeitas de estarem a preparar um atentado terrorista em Paris, a mais nova, com 19 anos, tinha escrito uma carta ao autoproclamado Estado Islâmico a jurar fidelidade ao grupo jihadista.

As suspeitas foram capturadas na quinta-feira, numa operação realizada nos arredores de Paris, em Boussy-Saint-Antoine.

“As três mulheres com 19, 23 e 39 anos radicalizaram-se, são fanáticas e estariam a preparar um ataque iminente e violento”, declarou na quinta-feira o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Uma das mulheres ofereceu resistência na altura de detenção e feriu um a polícia com uma faca. Os agentes responderam e balearam a mulher, que foi transportada para o hospital com ferimentos.

As detenções desta quinta-feira estão relacionadas com o caso de uma viatura com sete bilhas de gás que foi abandonada perto da Catedral de Notre Dame, em Paris, no sábado.

O dono da viatura, pai da rapariga de 19 anos, foi à polícia no domingo relatar que a filha tinha desaparecido com o carro. Chegou a estar detido, mas foi entretanto libertado.