Benfica anuncia eleições com voto físico e campanha nas plataformas de comunicação
24-09-2021 - 13:33
 • Renascença, com Lusa

Regulamento eleitoral para a votação de 9 de outubro foi divulgado. Estão previstas entrevistas e um debate entre candidatos na televisão do clube.

O Benfica confirmou esta sexta-feira que as eleições dos órgãos sociais, em 9 de outubro, serão efetuadas através do voto físico em urna, em Portugal Continental, e que haverá campanha das listas candidatas nas plataformas de comunicação do clube, nomeadamente na BTV.

Num comunicado publicado no seu site oficial, o clube da Luz divulgou o novo regulamento eleitoral, aprovado pela atual direção, liderada por Rui Costa, e em consenso com a Mesa da Assembleia Geral, depois de um "processo de diálogo" que decorreu com o Movimento Servir o Benfica, com o objetivo que exista "a máxima transparência" em todo o processo.

"Destacam-se a adoção do voto físico em urna em Portugal Continental, a utilização das plataformas de comunicação do clube por parte das candidaturas formalmente validadas, bem como acesso à consulta dos cadernos eleitorais por parte dos delegados das listas às eleições", lê-se no comunicado dos encarnados.


As mesas de voto irão funcionar das 8h00 às 22h00, de Portugal Continental, em vários pontos do país, além do Estádio da Luz, em Lisboa, e poderão exercer o seu direito os sócios que têm as quotas em dias, pagas até às 18h00 de 8 de outubro, dia anterior ao escrutínio.

"O exercício do direito de voto é presencial em Portugal Continental e à distância nos arquipélagos dos Açores e da Madeira e no estrangeiro", acrescenta.

Entrevistas e debate na televisão do clube

O Benfica adianta que “as candidaturas têm à sua disposição os órgãos de comunicação social” do clube, “em igualdade de circunstâncias”. Devem ser utilizados “no estrito respeito pela ética e pela civilidade, em períodos reservados para o efeito e por tempos e condições precisamente idênticas”.

Está prevista a emissão de tempos de antena na BTV para as candidaturas que se apresentem a sufrágio, entrevistas individuais e um debate entre os candidatos à presidência da direção.

“Caso algum candidato recuse participar, o debate far-se-á com os restantes”, explica o comunicado.

Cada candidatura também terá um espaço no jornal O Benfica, nas edições dos dias 1 e 8 de outubro, e o site do clube terá uma “área específica para a publicação do programa eleitoral de cada uma das listas candidatas”.

Será elaborada e publicada uma newsletter especial do Benfica, contendo os programas e as listas de todas as candidaturas.

Rui Costa, de 49 anos, confirmou esta semana que vai candidatar-se à presidência do Benfica, depois de em julho ter assumido a liderança do clube lisboeta após a demissão de Luís Filipe Vieira, que foi constituído arguido no âmbito da investigação 'cartão vermelho', por suspeita de vários crimes económico-financeiros.

Francisco Benítez, líder do movimento Servir o Benfica, foi o primeiro a anunciar a candidatura à presidência dos 'encarnados', depois de nas eleições anteriores ter desistido para apoiar João Noronha Lopes, derrotado por Luís Filipe Vieira e que já se afastou da corrida eleitoral.

Apesar dos anúncios públicos das candidaturas, nenhuma das listas está ainda formalizada.