Morreu o “herdeiro” de Charles Darwin
28-12-2021 - 09:53
 • Filipe d'Avillez

Edward Wilson era considerado um dos maiores especialistas em história natural, a par de David Attenborough.

Morreu no passado domingo, aos 92 anos, o naturalista Edward Wilson, apelidado de “herdeiro” de Charles Darwin.

Especialista em formigas, ao ponto de ser conhecido como “ant man”, era considerado uma das maiores autoridades em matéria de história natural, a par de nomes como David Attenborough.

A notícia da sua morte foi dada pela fundação que criou, numa nota em que se lê que “E. O. Wilson era conhecido como o ‘herdeiro natural de Darwin’”, destacando o pioneirismo do seu estudo de formigas, que o levou a concluir que a natureza humana é condicionada pela genética mais do que pela cultura.

A Fundação não adiantou uma causa de morte, mas diz que está a ser planeada uma homenagem para 2022.

Apesar de ter sido criado numa família evangélica, nos Estados Unidos, Wilson acabaria por se afastar da crença religiosa à medida que aprofundou os seus estudos científicos. Mais tarde, porém, enveredou esforços para unir a comunidade científica e a religiosa na causa comum de preservar o planeta.

Autor de vários livros, foi “Sociobiology: The New Synthesis”, em que explanou a sua teoria de que todo o comportamento humano depende da genética, que acabou por ser mais polémico, valendo-lhe duras críticas e acusações de racismo.