​À porta fechada
12-09-2018 - 06:15

Estas decisões agora anunciadas pecam por tardias. Mais uma vez a justiça do futebol se manifestou lenta, o que continua a não fazer sentido.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol fez saber ontem que Benfica, Sporting de Braga e Paços de Ferreira vão ter os seus estádios interditados com jogos à porta fechada, um jogo em todos os casos.

As razões aduzidas por aquele órgão disciplinar respeitam a mau comportamento do público em jogos que também foram especificados: no caso do Benfica a sanção respeita a reincidência dos seus adeptos no arremesso de objectos para dentro das quatro linhas do estádio António Coimbra da Mota no decorrer de um encontro com o Estoril Praia, disputado na época passada.

Em relação a Braga e Paços de Ferreira os castigos apontam para incidentes entre o público nos desafios Braga-Sporting, disputado na Pedreira, e Paços-Belenenses, realizado na Mata Real.

Lisboetas e bracarenses já anunciaram a sua intenção de apresentar recurso, enquanto os castores ainda não tomaram qualquer decisão que possa apontar no mesmo sentido.

Por junto, isto significa que se esses recursos forem aceites o processo pode prolongar-se por meses, obrigando a que o cumprimento das penas se arraste por muito tempo.

Estas decisões agora anunciadas pecam por tardias. Mais uma vez a justiça do futebol se manifestou lenta, o que continua a não fazer sentido.

Por outro lado, fica a expectativa perante outros casos conhecidos e muito debatidos ao longo de meses, levantando-se a dúvida sobre se o tratamento será o mesmo em todas as situações em que foram visíveis as infrações.