A Polícia Marítima resgatou 24 migrantes que seguiam numa embarcação sem motor ao largo da ilha de Pantelleria (Itália), revelou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) esta sexta-feira, sublinhando a presença de quatro crianças entre as pessoas resgatadas.
De acordo com o comunicado, a missão da força portuguesa ocorreu na quinta-feira após um alerta da guarda costeira italiana para a existência de um barco com migrantes.
Ao chegarem à embarcação, os elementos da Polícia Marítima constataram que ninguém tinha colete salva-vidas e resgataram os migrantes para os transportar, “por questões de segurança”, para o porto de Pantelleria.
A missão foi desenvolvida no âmbito da operação conjunta “Themis”, a cargo da Frontex (agência europeia da guarda de fronteiras e costeira), da qual a Polícia Marítima faz parte desde 14 de junho.
Esta é já a sexta participação na fiscalização das fronteiras marítimas da União Europeia, tendo a Polícia Marítima realizado mais de 500 missões ao abrigo da operação “Themis”.