Costa está "surpreendido" com anúncio de Sócrates, mas respeita decisão pessoal
04-05-2018 - 14:20

O secretário-geral dos socialistas garante que não houve "mudança de posição" na direção do PS.

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, mostrou-se "surpreendido" pelo facto do antigo primeiro-ministro José Sócrates ter abandonado o partido. Apesar da surpresa, Costa diz que "respeita" aquilo que classifica como uma "decisão pessoal".

"É uma decisão pessoal de José Sócrates que tenho, obviamente, de respeitar", mas "fico surpreendido, porque não há qualquer tipo de mudança da posição da direção do PS sobre aquilo que escrupulosamente temos dito desde o início: Separação entre aquilo que é da justiça e aquilo que é da política", afirmou.

António Costa falava aos jornalistas em Toronto, antes de iniciar o terceiro de quatro dias de visita oficial ao Canadá.

O antigo secretário-geral do PS pediu a desfiliação do partido depois de várias figuras do partido, incluindo António Costa, atual líder socialista, Carlos César, presidente e líder da bancada parlamentar, e João Galamba, porta-voz do PS, entre outros, terem deixado fortes críticas à situação do antigo governante, arguido no processo Marquês.

José Sócrates, numa carta divulgada esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias, interpreta as declarações dos últimos dias como "uma espécie de condenação sem julgamento" e queixa-se de, durante quatro anos, o partido nunca ter saído em sua defesa contra o que qualificou como os "abusos" da justiça.