“Sou pastor de todos”. Arcebispo de Barcelona diz respeitar a opinião do povo catalão
13-05-2024 - 08:21
 • Olímpia Mairos , com redação

As eleições deste domingo ditaram que os independentistas perdem poder na Catalunha ao fim de mais de uma década. O PSOE venceu as eleições autonómicas, mas sem maioria.

Os partidos independentistas perderam a maioria que tinham no parlamento da Catalunha nas eleições regionais deste domingo. O PSOE venceu as eleições autonómicas, mas sem maioria.

O socialista Salvador Illa fala de duma nova etapa da Catalunha e quer assumir a responsabilidade da presidência da generalitat.

Ainda antes de serem conhecidos os resultados das eleições na Catalunha, o arcebispo de Barcelona sublinhou respeitar a opinião do povo catalão.

Em Fátima, onde presidiu à homilia da Celebração da Palavra, D. Juan José Omelhas disse aos jornalistas que tem pensamento político e social, mas que é pastor de todos.

“Eu posso ter o meu pensamento político e social, mas eu tenho que ser pastor de todos e tenho que tratar de escutar a todos e caminhar com todos”, disse o cardeal.

D. Juan José Omelhas frisou que respeita “sempre a opinião do povo”.

“Se eles decidem, eu os acolho a todos”, disse.

O arcebispo de Barcelona preside, esta manhã, à missa que encerra a peregrinação de maio a Fátima. No Santuário são esperados milhares de peregrinos. Na última noite, o cardeal Juan José Omella apelou à paz no mundo.