David Justino à Renascença: “se o professor passar a animador perde a razão de ser”
06-02-2018 - 22:01

O grande desafio da escola é lidar com a "contaminação" das "fontes informais de conhecimento: a internet, a televisão, os iphones”, avisa o antigo ministro da Educação, em entrevista às tardes da Renascença.

Os rankings das escolas e o impacto da internet na educação e na escola foram temas em destaque na entrevista de David Justino às tardes da Renascença.

O antigo ministro da Educação e presidente do Conselho Nacional de Educação considera que a escola é a fonte mais poderoso de conhecimento e o seu “grande desafio é lidar com as fontes informais de conhecimento: a internet, a televisão, os iphones”.

“A escola está a ser contaminada por esta influência do conhecimento exterior, informal. Nota-se bastante. O nível de exposição dos alunos, em qualquer lugar do mundo, a este tipo de informação, quer sejam as verdades que a pós-verdade, é enorme. Eles estão mais tempo, às vezes, expostos a fontes de formação e informação não formal do que estão expostos à aprendizagem na escola. Quando a escola quiser fazer aquilo que se faz na rua, deixou de ter sentido e razão de ser. Então não vale a pena ir à escola”, avisa David Justino.

O antigo ministro também adverte que o professor não pode passar a ser uma espécie de “animador cultural”, que “já não ensina”.

“Ai dos professores que fizerem isto, porque perdem a sua razão de ser”, sublinha David Justino nesta entrevista à Renascença que pode ouvir na íntegra no topo deste artigo.