Reembolso do IRS está a tardar? Fisco dá oportunidade para emendar ou indicar IBAN
31-05-2021 - 15:01
 • Cristina Nascimento

Prazo para entregar declaração anual de IRS é até fim de junho. Os reembolsos devem ser pagos até ao fim do mês de agosto, mas a Autoridade Tributária garante estar empenhado em pagar num prazo "substancialmente mais reduzido".

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) disponilizou uma opção no site para os contribuintes emendarem ou indicarem um IBAN para receber o reembolso de IRS.

Na nota disponível no site da AT, lê-se que esta possibilidade aplica-se ao contribuintes cujas liquidações de IRS/2020 "estão 'em tratamento', dado não ter sido indicado IBAN na declaração de IRS ou porque o IBAN aí indicado não se encontra válido".

O prazo para entregar a declaração anual de IRS é até fim de junho. Os reembolsos devem ser pagos até ao fim do mês de agosto, mas o fisco garante estar empenhado em pagar num prazo "substancialmente mais reduzido".

Em meados deste mês, o fisco adiantava que o prazo médio de reembolso - que inclui IRS automático e manual - (por transferência eletrónica interbancária) situa-se nos 20,7 dias.