Catalunha independente serve interesses da Europa
07-09-2016 - 13:22

Entrevista à Renascença do responsável pela diplomacia catalã, Raul Romeva.

No espaço Euranet desta quarta-feira, avaliamos a forma como o processo de independência da Catalunha pode contribuir para a capitalização democrática do actual projecto europeu.

Em entrevista à Renascença, o responsável pela diplomacia catalã, Raul Romeva, defende que estes dois factores estão profundamente relacionados.

Na semana em que foi inaugurada uma inaugurou uma delegação da Generalitat em Lisboa, Romeva sustenta que a emergência das crises actuais não diminui a relevância de processos como o da Catalunha, desde logo, porque esse processo pode oferecer pistas e soluções a muitos dos problemas que se vão colocando à Europa.

Nesta entrevista a José Bastos, o responsável pela diplomacia do governo autónomo da Catalunha defende, por outro lado, que a questão da independência é um elemento chave na actual crise de governabilidade em Espanha.

Raul Romeva defende que, se o PP e o PSOE concordassem na realização do referendo na Catalunha, os partidos catalães poderiam viabilizar uma solução governativa.