​Portugal vai ter quase 12 mil camas novas para estudantes universitários
21-07-2022 - 11:58
 • Cristina Nascimento

Governo selecionou 134 candidaturas para a construção ou renovação de alojamento no Ensino Superior. Além das 11.795 camas novas, quase 6.500 outras serão renovadas.

Portugal vai ter quase 12 mil camas novas para estudantes universitários, segundo informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com a nota do gabinete de Elvira Fortunato, além das 11.795 camas novas, outras quase 6.500 serão renovadas.

O Ministério homologou os resultados finais das candidaturas ao financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES). Foram selecionadas 134 candidaturas, que no total vão receber 375 milhões de euros para construção, aquisição, adequação e renovação de residências para estudantes de ensino superior.

“É o maior investimento de sempre em alojamento estudantil”, lê-se nota, assegurando que “a concretização deste plano constitui um avanço sem precedentes na quantidade e qualidade do alojamento”.

A região Norte é a que vai ter um total de 5.614 camas novas ou renovadas, seguida do Centro com 4.790 e a região de Lisboa com 4.421.

Segundo a nota do Ministério, a avaliação das candidaturas “privilegiou propostas caracterizadas pela inovação construtiva e sustentabilidade ambiental, pela exequibilidade dos projetos e pelo seu contributo para melhorar a adequação da oferta às necessidades existentes”.

As verbas para a concretização destas candidaturas serão provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.

O comunicado refere ainda que a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, entidade a quem compete a gestão desta medida de investimento, “irá proceder de imediato ao processo de discussão e contratualização dos financiamentos com promotores das operações”.