Militar morre em Santa Margarida. Incidente não está relacionado com o serviço
30-01-2023 - 00:18
 • Diogo Camilo , Marisa Gonçalves com Lusa

Segundo-sargento estava ao serviço no paiol da Brigada Mecanizada. Vítima tem entre 20 e 30 anos.

A morte de militar ocorrida na noite de domingo no Campo Militar de Santa Margarida não está relacionada com o exercício de funções de segurança a um dos paiois.

A informação foi apurada pela Renascença. Fonte do Exército adianta apenas que o militar, com idade entre os 20 e os 30 anos, estava em serviço, a cumprir funções de segurança, quando morreu.

A notícia da morte de um segundo-sargento em Santa Margarida, Santarém, foi inicialmente avançada pela TVI, ao final da noite de domingo. Fonte do Exército confirmou à Renascença a morte do militar, que se encontrava ao serviço no paiol da Brigada Mecanizada de Santa Margarida.

O alerta foi dado pelas 20h00 de domingo e ao local acorreram a GNR de Constância e a Polícia Judiciária Militar.

Em campo foram também colocadas “equipas de psicólogos que estão a apoiar diretamente a família do militar falecido bem como os restantes militares que se encontravam em serviço”, segundo indicou uma fonte do Exército à agência Lusa.

O Exército já abriu uma investigação ao caso que está a ser conduzida "pelas autoridades competentes". Em comunicado enviado às redações, aquele ramo das Forças Armadas diz ainda lamentar "profundamente o sucedido".

"Todas as instituições foram chamadas"

Já esta segunda-feira de manhã, a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, lamentou a morte do militar e garantiu que "todas as instituições foram chamadas", aguardando-se os resultados da averiguação em curso.

"Fui informada pelo Chefe de Estado-maior do Exército deste incidente ontem [domingo] no Campo Militar de Santa Margarida. Quero naturalmente lamentar muitíssimo esta morte, expressar as minhas condolências à família. É de facto sempre muito triste que aconteça uma morte", afirmou Helena Carreiras em declarações aos canais de televisão.

De acordo com Helena Carreiras, "o Exército de imediato atuou" e estão a ser apuradas "as circunstâncias deste incidente", não sendo de momento possível, "sem esse apuramento concluído, dizer muito mais".

"Todas as instituições foram chamadas, a polícia, mas também o Centro de Psicologia Aplicada do Exército está no terreno, vamos aguardar pelos resultados desta averiguação", afirmou a ministra.

Entretanto, no "site" da Presidência da República foi publicada uma pequena nota dando conta de que Marcelo Rebelo de Sousa já transmitiu condolências à família do militar: "O Presidente da República já falou com o Pai do militar do Exército ontem falecido nas instalações de Santa Margarida, a quem transmitiu sentidas condolências."

[notícia atualizada às 12h34 de 30 de janeiro de 2023]