PS perde deputado no Parlamento e fica mais dependente do PCP
24-01-2017 - 07:10

Diferendo autárquico está na origem da decisão de Domingos Pereira, que quer ser candidato à Câmara de Barcelos.

O deputado Domingos Pereira abandonou o Partido Socialista, mas fica no Parlamento como independente. Um diferendo autárquico está na origem da decisão, que deixa o PS dependente do PCP na Assembleia da República, mesmo que tenha os votos do Bloco de Esquerda e do PAN.

A situação, que pode baralhar as contas das alianças parlamentares do PS com os partidos de esquerda, é avançada pela SIC.

Até agora, o PS o Bloco e os Verdes juntos tinham exactamente tantos deputados quanto o PSD e o CDS (107), o que permitia ao PCP abster-se desde que tivesse garantido o voto do deputado do PAN para fazer uma maioria.

Agora, com a incerteza do voto do deputado do PS que passou a independente será necessário fazer outras contas. O Governo fica mais dependente do voto do PCP, que não poderá abster-se sem que isso ponha em causa o resultado final da votação.

O deputado Domingos Pereira, eleito por Braga e presidente da concelhia do PS de Barcelos, pretendia ser candidato do partido à Câmara de Barcelos, mas a direcção do partido decidiu apoiar o actual autarca, Costa Gomes.

A decisão levou Domingos Pereira a bater com a porta e a entregar o cartão de militante do PS, mas pretende manter o lugar na Assembleia de República como independente.

Isto significa que os socialistas ficam ainda mais dependentes dos partidos de esquerda, em especial do PCP, para garantir maioria parlamentar.

Consulte aqui os números de deputados e grupos parlamentares.