Dois aviões russos chegam na madrugada para combater incêndios
12-08-2016 - 12:34

Os dois aviões deverão chegar à base aérea de Monte Real, distrito de Leiria, entre as 04h e as 05h de sábado, sendo depois deslocados para os locais onde o comando nacional de protecção civil entender serem mais necessários.

Dois aviões pesados Beriev chegam na madrugada a Portugal vindos da Rússia, ao abrigo do protocolo de protecção civil assinado entre os dois países, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna.

Os dois aviões deverão chegar à base aérea de Monte Real, distrito de Leiria, entre as 04h e as 05h de sábado, sendo depois deslocados para os locais onde o comando nacional de protecção civil entender serem mais necessários no combate aos incêndios florestais.

O Beriev Be-200 Altair é uma aeronave anfíbia utilizada para combate a incêndios, busca e salvamento, patrulha marítima, carga, e transporte de passageiros, tendo uma capacidade de 12 toneladas (12.000 litros) de água, ou até 72 passageiros.

O distrito de Aveiro era às 10h desta sexta-feira a zona de Portugal continental que mais meios mobilizava no combate às chamas, com mais de mil operacionais no terreno e vários meios aéreos, segundo a Protecção Civil.

Na lista de “ocorrências importantes” destacadas na página da Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (com mais de três horas e mais de 15 meios de socorro), apenas relativas ao continente, o distrito de Aveiro surge com quatro incêndios activas.

Às 10h, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), destacava sete incêndios activos: quatro no distrito de Aveiro, dois em Vila Real e um em Viana do Castelo.