"É uma alegria". MARO leva Portugal à final da Eurovisão 2022
10-05-2022 - 22:07
 • João Malheiro

Também já apurados esta noite estão Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Moldávia, Países Baixos e Ucrânia.

Portugal está na final da Eurovisão 2022, que se realiza este sábado em Turim, Itália.

A artista MARO apurou-se na noite desta terça-feira, com a canção "Saudade, Saudade" e é uma das 10 finalistas que foram apuradas na primeira semifinal do certame.

"Conseguimos passar todos juntos. É uma alegria", disse a representante portuguesa, numa conferência de imprensa, depois da cerimónia desta terça-feira.

Também já apurados esta noite estão Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Moldávia, Países Baixos e Ucrânia - esta última a grande favorita à vitória, em parte devido à situação de conflito que o país vive.

Esta quinta-feira realiza-se a segunda semifinal, em que mais 10 finalistas vão ser selecionados.

Como habitual, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Alemanha já estão apurados automaticamente para a final, devido a serem os países que mais contribuem para o financiamento da Eurovisão.

Cantada em português e em inglês, "Saudade, saudade" foi a canção mais votada pelo público e pelo júri da edição deste ano do Festival da Canção, realizado a 12 de março.

"Saudade, saudade", que conseguiu a pontuação máxima de 24 pontos, foi escrita e interpretada por MARO, nome artístico de Mariana Secca.

Em segundo lugar ficou a canção “Amanhã” (Tiago Nogueira/Os Quatro e Meia), segui da de “Como é bom esperar alguém” (FF) e “Ginger Ale” (Joana Espadinha/Diana Castro), todas com 14 pontos.

A artista lisboeta, que cresceu num ambiente familiar marcado pela música, começou a estudar piano aos quatro anos, fez o conservatório e estudou na escola de Berklee, em Boston, nos Estados Unidos. Em 2018, editou o primeiro álbum, homónimo.

Em entrevista à Renascença, em julho de 2020, Maro falou sobre a sua colaboração com estrelas internacionais como Maria Gadú, Maira Andrade ou Eric Clapton, com quem fez um dueto durante a pandemia.