Acidente de comboio na Galiza faz quatro mortos, um deles é português
09-09-2016 - 09:14
 • Pedro Mesquita , em O Porriño, Cristina Nascimento

Vítima mortal portuguesa era o maquinista. O comboio seguia de Vigo para Porto. A bordo seguiam 69 passageiros, informa a CP.

Veja também:


O descarrilamento de um comboio de passageiros da CP em O Porriño, na Galiza, fez pelo menos quatro mortos, um deles de nacionalidade portuguesa, e cerca de 50 feridos, alguns em estado considerado grave.

Entre os feridos, há três cidadãos portugueses, disse à Renascença o presidente da CP, Manuel Queiró, em O Porriño. O responsável da CP confirmou que o acidente fez quatro mortos e rejeitou problemas no comboio e no material circulante.

De acordo com o jornal "Faro de Vigo", citando relatos de testemunhas, o comboio começou a descarrilar e chocou contra um poste. Até ao momento, não se sabe o que esteve na origem do descarrilamento.

As causas estão "ainda por apurar", mas o comboio que descarrilou "estava em perfeitas condições" e o maquinista "era experiente", disse Manuel Queiró. "Nada indica que tenha havido falha humana ou de material circulante", acrescentou. referindo que o comboio foi alvo de uma revisão em Espanha e de outra, mais recente, em Portugal.

O ministro do Fomento de Espanha, Rafael Catalá, confirma que o comboio fez uma "grande revisão em Maio" e uma revisão de rotina na quinta-feira, no Porto.

Linha estava em obras

Rafael Catalá revela que a linha está em obras perto da estação de O Porriño, pelo que o comboio teve de ser desviado para "uma linha secundária que obrigava a uma redução de velocidade" da composição. Foi neste troço que aconteceu o acidente.

O ministro espanhol também salientou que o maquinista tinha todas as certificações para operar o equipamento acidentado e que, "obviamente, estava informado sobre a intervenção que estava a ocorrer na linha".

Ainda sobre as possíveis causas do acidente, o presidente da CP, Manuel Queiró, respondeu que "poderá ter-se tratado de uma circunstância anormal", que não especificou, remetendo qualquer explicação para os resultados do inquérito já em curso.

Já sobre a origem da composição, Manuel Queiró afirmou: "O comboio não é português nem espanhol, mas sim luso-espanhol".

O acidente deu-se às 8h30 (hora portuguesa), disse a CP em comunicado.

"Esta manhã, pelas 8h30, o comboio Celta, que faz a ligação Vigo – Porto descarrilou, em território espanhol, junto à localidade de Porriño na Galiza. O comboio saiu de Vigo às 08h02 (hora portuguesa) e com chegada prevista ao Porto às 10h18 e transportava 69 passageiros. Neste momento decorrem as operações de socorro pelas autoridades espanholas, estando a CP em estreito contacto com as mesmas e com a sua congénere RENFE", lê-se no comunicado.

O percurso Vigo - Porto

Em 2015, mais de 70 mil pessoas viajaram nesta ligação ferroviária entre Portugal e Espanha. O comboio "Celta" iniciou a sua exploração comercial em Julho de 2013, assegurando uma ligação rápida entre Vigo e Porto, com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.