Ir ao restaurante ao fim de semana fica mais caro
11-10-2018 - 08:43

Estudo revela que uma refeição custa, em média, mais de 10 euros. Os pratos vegetarianos são os mais caros.

Comer num restaurante ao fim de semana é, regra geral, mais caro do que num dia útil. Se durante a semana mais de metade dos almoços e 47% dos jantares têm um preço médio entre 5 e 10 euros, ao sábado e domingo os preços elevam-se acima dos 10 euros. Se for um prato vegetariano, em 30% dos casos poderá ser mais caro.

É uma das conclusões de um estudo da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (ARHESP), que inquiriu mais de 2 mil restaurantes sobre os padrões de consumo dos clientes.

O inquérito revelou que os portugueses almoçam mais fora de casa nos dias úteis. Nestes dias, mais de 60% das refeições servidas no restaurantes são almoços. A única exceção são os hotéis, onde predominam os jantares.

Durante o fim de semana o panorama é diferente. Jantares e “snacks” lideram os consumos.

No Centro/Norte do país, um restaurante serve, em média, 54 almoços nos dias úteis e 59 ao fim de semana. O valor é mais baixo na região Centro/Lisboa, onde são servidas, em média, 45 almoços nos dias úteis.

Quanto ao Sul do país, o destaque vai para os menus turísticos. Em média, são servidas 72 refeições deste tipo ao almoço e 84 ao jantar.

O estudo da ARHESP analisou ainda as ementas dos restaurantes. Pratos de peixe e carne predominam nos cardápios, sendo que 5% dos estabelecimentos já disponibilizam também pratos vegetarianos e/ou vegan.

Em todas as áreas analisadas, as preferências dos inquiridos recaem sobre o prato de carne e peixe, com 97,1% e 89,1%, respetivamente. De destacar a área Sul, onde a preferência pelo prato vegetariano já apresenta um peso de 11%.