Circulação reposta na Linha de Cascais após problema na catenária
08-10-2024 - 02:58
 • João Pedro Quesado

Problema no "sistema de alimentação da catenária" foi resolvido "pelas 1h45". Comboios estiveram cerca de 15 horas sem poder circular entre Carcavelos e Cascais.

A circulação ferroviária entre as estações de Cascais e Carcavelos, na Linha de Cascais, foi restabelecida na madrugada desta terça-feira. Os comboios não circularam no troço de 7,6 km durante a maioria de segunda-feira, depois de um problema relacionado com a catenária, por volta das 10 horas.

A Infraestruturas de Portugal (IP), gestora da rede ferroviária portuguesa, anunciou a reposição da circulação às 2h25, na rede social X, indicando que o problema no "sistema de alimentação da catenária" foi resolvido "pelas 1h45".

Antes, pelas 20h de segunda-feira, a IP tinha anunciado que os trabalhos de reparação da avaria se iam prolongar "pela noite".

A circulação nos últimos 7,6 km da Linha de Cascais esteve interrompida a partir das 10h de segunda-feira, situação que se prolongou durante o resto do dia. O corte na circulação deveu-se a um problema na catenária - o cabo de distribuição de energia elétrica colocado acima da linha férrea, que fornece energia aos comboios.

A Linha de Cascais, que foi a primeira a ser eletrificada em Portugal, tem sofrido problemas desde de março deste ano, quando um incêndio provocado pelas obras de expansão do Metropolitano de Lisboa obrigou à suspensão da circulação ferroviária e provocou uma redução do serviço prestado pela CP, afetando principalmente as horas de ponta.

A Linha de Cascais está a ser alvo, também desde março, de obras de modernização no troço entre Oeiras e Cascais, incluindo intervenções na catenária.