Como vai funcionar a expansão da linha do Metro de Lisboa?
23-05-2023 - 18:58
 • Fátima Casanova

Este tem sido um projeto muito discutido, inclusivamente chegou ao Parlamento, em 2020, pela mão do PAN, que propôs a suspensão da linha circular.

O Explicador Renascença vai analisar o que se passa com a expansão da linha do Metro de Lisboa.

Esta terça-feira ficámos a saber que a polémica linha circular, pode também ser "em laço".

Afinal, como vai funcionar a linha?

Ficamos à espera, porque ainda não foi anunciada uma decisão final.

Segundo um comunicado enviado à Renascença, pelo gabinete do ministro Duarte Cordeiro, as obras em curso visam de facto permitir a criação da linha circular, mas essas obras não colocam em causa a possibilidade da linha poder funcionar em moldes diferentes.

Nomeadamente, a tal circulação em laço.

Continua a discutir-se, quando já se fazem obras?

Por causa de novos protestos, nomeadamente do presidente da junta de freguesia do Lumiar, porque que a nova linha circular do metropolitano prevê a ligação entre as linhas verde e amarela.

Portanto, estas duas linhas ficam unidas entre o Cais do Sodré e o Campo Grande, num novo anel circular no centro de Lisboa.

E a concretizar-se, milhares de utentes, que vivem entre Odivelas e Telheiras deixam de ter acesso direto ao centro da cidade e passam a ter de fazer transbordo no Campo Grande.

É uma situação para a qual o presidente da junta de freguesia do Lumiar tem chamado a atenção.

O Governo sempre defendeu que a linha circular é a solução?

Este tem sido um projeto muito discutido, inclusivamente chegou ao Parlamento, em 2020, pela mão do PAN, que propôs a suspensão da linha circular.

Uma a proposta que, na altura, foi aprovada em plenário, apesar do voto contra dos deputados socialistas.

Na altura, o governo minoritário de António Costa disse que essa decisão do parlamento iria causar prejuízos “para lá de 100 milhões de euros”, acusando os deputados de irresponsabilidade.

Depois, em 2021, a linha circular do metro foi chamada à campanha eleitoral para as autárquicas. De resto, Carlos Moedas, no programa com que se candidatou à presidência da autarquia, já propunha transformar a linha circular numa linha única em laço para permitir ligações diretas ao centro da cidade a quem viesse de Odivelas e Telheiras.

Desde 2021, a autarquia não fez nada?

Cerca de um mês depois do executivo municipal ter tomado posse, a Câmara aprovou uma moção do PCP para travar a linha circular do Metro.

A iniciativa dos comunistas contou com o apoio da coligação de direita e do Bloco de Esquerda. Votaram contra o PS e o Livre.

O que se pretendia era que o projeto fosse reavaliado e que o Governo articulasse com a Câmara as prioridades de mobilidade na cidade.

As críticas da junta de freguesia do Lumiar foram a gota de água?

De certa forma, sim, porque, apesar da contestação generalizada, o Governo sempre disse que a linha circular ia mesmo para a frente.

Acontece que Ricardo Mexia, o presidente da junta, esteve reunido com o ministro do ambiente e a que se juntou também o presidente da Câmara de Lisboa.

Na sequência dessa reunião, o Governo veio então garantir esta tarde que as obras que estão em curso para implementar a linha circular, não colocam em causa outras soluções de funcionamento, como em laço, ou até mesmo a combinação destas duas possibilidades e que isso será definido, a seu tempo, pelo Metro de Lisboa.

Quanto custa esta expansão do metro?

Segundo o que disse ainda este mês o ministro do Ambiente, as obras representam um investimento de mais de mil milhões de euros, mas já está prevista uma derrapagem por causa da inflação e por causa de custos associados ao arranque da obra, pelos menos.

Foram as explicações dadas pelo secretário de Estado da Mobilidade Urbana.

E, pelas contas que foram apresentadas, a derrapagem pode ser na ordem das centenas de milhões de euros.