Ex-embaixador do Iraque em Portugal "envergonhado" com espancamento em Ponte de Sor
22-08-2016 - 12:33
 • Filipe d'Avillez

Num email a que a Renascença teve acesso, Hussain Sinjari expressa “a maior raiva, choque e tristeza por esta violência bárbara”.

Veja também:


O anterior embaixador do Iraque em Portugal está chocado, revoltado e “envergonhado” com as agressões levadas a cabo pelos filhos do actual embaixador a Rúben Cavaco, de 15 anos, em Ponte de Sor, na última quarta-feira.

Num email enviado a amigos e colaboradores portugueses e iraquianos, a que a Renascença teve acesso, Hussain Sinjari expressa “a maior raiva, choque e tristeza por esta violência bárbara”.

O diplomata iraquiano, que é hoje embaixador na Roménia, diz-se “horrorizado” e “envergonhado” com as agressões de que foi alvo Rúben Cavaco na última quarta-feira de madrugada. O jovem encontra-se nos cuidados intensivos no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e já foi alvo de uma intervenção cirúrgica à cabeça e ao rosto. Está em coma induzido.

Na mensagem, que pede para ser divulgada, Hussain Sinjari elogia a “generosidade” e a “bondade” dos portugueses e faz votos para que a vítima “recupere totalmente”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano anunciou no sábado que acompanha o caso “com preocupação” e que “iniciou uma investigação para conhecer mais detalhes”. O actual embaixador do Iraque em Lisboa, Saad Mohammed Ridha, não comentou o caso.

Contactado pela Renascença, o antigo embaixador do Iraque em Portugal disse que só quer fazer comentários depois de serem tornados públicos os resultados da investigação ao que aconteceu em Ponte de Sor.

Os alegados agressores são dois irmãos de 17 anos, que por serem filhos do embaixador iraquiano em Lisboa, têm imunidade diplomática.

Os menores foram detidos poucas horas depois do espancamento, mas depois de mostrarem o passaporte diplomático acabaram por ser libertados.