Quantas vezes teve Portugal de apertar o cinto por causa de crises?
17-10-2020 - 10:20
 • Marta Grosso , Ana Marta Domingues (produção)

Graça Franco, especialista em assuntos económicos e diretora de Informação da Renascença, e o economista Ricardo Reis, presidente do novo Comité de Datação de Ciclos Económico, são os convidados deste sábado.

Faz ideia de quantas vezes foi preciso apertarmos o cinto por causa de crises económicas? Dependendo da idade, poderá lembrar-se de cada uma delas. Porque as crises económicas têm sempre um impacto enorme na vida dos cidadãos, a Fundação Francisco Manuel dos Santos acaba de lançar um novo portal intitulado “Crises na Economia Portuguesa”.

Para compreender o presente e o futuro há que conhecer bem o passado e isso que debatem, no programa desta semana, Ricardo Reis e Graça Franco. Os dois especialistas analisam como as crises por que Portugal passou nos afetam como povo.

No site criado pela FFMS, construído por uma equipa dos mais conceituados economistas nacionais, encontra indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB), taxa de desemprego, produção industrial e comércio externo – indicadores que nos ajudam a perceber cada recessão, as suas principais causas e consequências.

Sabia que, em 40 anos, a economia portuguesa passou por cinco recessões completas?

O debate é moderado pelo jornalista José Pedro Frazão.

O Da Capa à Contracapa é um programa da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.