Fundos europeus na reabilitação urbana no Alentejo
08-02-2017 - 11:37
 • Rosário Silva

Hoje avaliamos a importância dos fundos europeus na reabilitação urbana. O projecto JESSICA, desenvolvido pela Comissão Europeia em conjunto com o Banco Europeu de Investimento, promove a requalificação de espaços públicos através de instrumentos de engenharia financeira para viabilizar investimentos.

O Alentejo tem sido uma das regiões mais beneficiadas por esta iniciativa. Exemplo disso, é a reabilitação da Igreja de São Francisco em Évora. A obra custou 4,2 milhões de euros, comparticipados por fundos europeus e a repórter Rosário Silva foi conhecê-la ao pormenor.

A Igreja de São Francisco, em Évora, é um dos exemplos de edifícios cuja reabilitação recebeu financiamento do fundo europeu JESSICA. Em entrevista à Renascença, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo - Roberto Grilo - explica como funciona este mecanismo financeiro.

O Alentejo tem sido uma das regiões mais beneficiadas pelo fundo JESSICA de reabilitação urbana. Uma iniciativa da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento, hoje em destaque na reportagem Euranet.