Vaticano adopta aplicação de oração “made in Portugal”
03-03-2016 - 18:16
 • Filipe d'Avillez

Criado há pouco mais de um ano, o Click to Pray tem cerca de 85 mil utilizadores.

O Vaticano vai adoptar uma aplicação portuguesa para promover as intenções de oração do Papa em todo o mundo.

A Click to Pray foi criada pelos jesuítas portugueses como instrumento ao serviço do Apostolado de Oração, um ministério que existe há 150 anos e que divulga as intenções de oração mensais do Papa.

O padre jesuíta António Valério explica que quando o Apostolado de Oração a nível internacional pensou em criar uma plataforma para promover o seu trabalho rapidamente percebeu que não era preciso inventar a pólvora.

“Perceberam que não tinham de inventar nada de novo e a experiência portuguesa seria uma ajuda excelente para o que estavam à procura, e assim o Click to Pray passa a ser agora a plataforma oficial da rede mundial de oração do Papa”, diz.

“Já tinha havido pessoas de outros países e de outras línguas que iam conhecendo o Click to Pray e perguntavam directamente quando é que existiria a versão inglesa, ou espanhola, e havia pessoas que seguiam mesmo sem entender bem a língua. A plataforma internacional terá, para além do português, o espanhol, o francês e o inglês", refere.

A variedade de línguas vai permitir que as actuais 85 mil pessoas se tornem uma multidão, explica ainda o sacerdote. “Estamos a falar de milhões. Mesmo em português, embora a grande maioria dos utilizadores seja de Portugal, o Brasil, sendo o país com maior número de católicos, já tem alguma entrada. Agora, com a divulgação que será feita a nível internacional, esperamos crescer exponencialmente no Brasil. Depois, sendo também uma aplicação ligada muito directamente ao Papa Francisco e às suas intenções de oração, a América Latina também é um terreno enorme onde o Click to Pray pode crescer.”

A apresentação oficial da versão internacional do Click to Pray será feita sexta-feira, em Roma, e contará com a presença dos responsáveis internacionais do Apostolado da Oração e da secretaria de comunicação da Santa Sé.