“Há meios de comunicação social controlados por arguidos poderosos”
01-06-2016 - 19:06

A acusação, sem nomes, é do presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público alertou esta quarta-feira que alguns média “são controlados por alguns arguidos poderosos” que tentam através desses meios deslegitimar a actuação do Ministério Público na opinião pública ou condicionar a sua intervenção.

António Ventinhas, que não deu exemplos desses "arguidos poderosos", falava na abertura do Segundo Fórum Global de Associações de Procuradores, que junta em Lisboa representantes de 24 países.

Segundo o presidente do sindicato (SMMP), as relações com a comunicação social assumem na actual sociedade um papel cada vez mais importante, pois os processos são cada vez mais mediatizados e “é frequente que os procuradores sejam visados e estejam sob os holofotes da imprensa”.

“Alguns meios de comunicação social são controlados por alguns arguidos poderosos que tentam através desses meios deslegitimar a actuação do Ministério Público na opinião pública ou condicionar a sua intervenção”, advertiu António Ventinhas.

Por isso, observou: “A actuação das associações [de procuradores] no espaço mediático é determinante para atingirmos os nossos objectivos e dignificarmos a nossa profissão”.

O presidente do SMMP referiu que é “frequente as associações assumirem sozinhas os combates mediáticos contra diversos inimigos do Ministério Público, assegurando quase em exclusivo uma defesa institucional da classe”.