​Poluição. Saiba quais são os locais portugueses mais poluídos
02-05-2018 - 11:45

A nível mundial, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e contaminado.

Há quinze locais em Portugal com poluição que excede o limite máximo de partículas finas inaláveis definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em causa está a poluição com partículas minúsculas que entram nos pulmões e no sistema cardiovascular, partículas que a OMS determina não devem ser superiores a 10 microgramas por metro cúbico de ar.

Os locais que excedem esse valor incluem cidades como Lisboa, Cascais e Almada. O Porto, por outro lado, fica abaixo do limite e Guimarães tem o valor mais baixo da lista: fica-se por três microgramas por metro cúbico de ar. Conheça a lista completa (mais abaixo nesta notícia).
O cenário foi traçado no mais recente relatório da OMS sobre poluição atmosférica. O documento refere que, a nível mundial, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído e contaminado.
Ainda segundo este relatório, todos os anos morrem sete milhões de pessoas por causas diretamente relacionadas com a poluição e os níveis de contaminação permanecem "perigosamente elevados" em várias regiões do globo.
Os 15 locais que excedem o limite de 10 microgramas por m3:
Estarreja – 15
Almada – 14
Cascais – 14
Lisboa – 13
Portimão – 13
Albufeira – 12
Buraca – 12
Faro – 12
Algueirão-Mem Martins – 12
Ílhavo -12
Marateca – 12
Aveiro – 11
Chamusca – 11
Setúbal – 11
Vila do Conde – 11