Maria Antónia Almeida Santos substitui João Galamba como porta-voz do PS
25-05-2018 - 14:54

António Costa promoveu sete membros do Governo ao secretariado nacional do partido. Novos órgãos serão eleitos na comissão nacional que se seguirá ao congresso que deste fim-de-semana.

A deputada e dirigente socialista Maria Antónia Almeida Santos vai substituir João Galamba como porta-voz do PS depois do congresso que decorre este fim-de-semana na Batalha, distrito de Leira.

Os novos órgãos do PS serão eleitos na primeira reunião da comissão nacional socialista que acontecer depois do congresso, mas já foram divulgadas as escolhas de António Costa. A comissão nacional é eleita no congresso que começa esta sexta-feira.

João Galamba, um dos vice-presidentes da bancada parlamentar e uma das figuras socialistas com mais presença mediática, sai assim da comissão permanente do partido, ficando apenas no secretariado. Galamba foi também, durante anos, um dos rostos que defendeu José Sócrates.

A comissão permanente do PS é liderada pela secretária-geral adjunta Ana Catarina Mendes. Este é o órgão mais executivo do partido. Reúne-se todas as semanas e todos os seus membros fazem também parte do secretariado que é a direção do PS e é liderado pelo próprio António Costa.

Vice-presidente da comissão parlamentar de Saúde, Maria Antónia Almeida Santos é também a principal responsável pelo projeto dos socialistas para a legalização da morte medicamente assistida, que será discutido na próxima terça-feira (dia 29).

Da comissão permanente do PS, além de João Galamba, sai também o deputado e dirigente socialista Porfírio Silva, que, no entanto, vai continuar no secretariado nacional.

Promoções no secretariado

Para o secretariado nacional, Costa decidiu promover sete membros do atual Governo: o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e os secretários de Estado Alexandra Leitão (Educação), Ana Mendes Godinho (Turismo), Graça Fonseca (Modernização Administrativa), Marcos Perestrello (Defesa), Mariana Vieira da Silva (adjunta do primeiro-ministro) e Pedro Nuno Santos (Assuntos Parlamentares).

A justificação para estas entradas é a necessidade de renovar e reforçar politicamente o secretariado nacional, tendo em vista os três atos eleitorais de 2019: regionais da Madeira, europeias e legislativas.

Da equipa de direção formada em 2016 por António Costa, transitam para o novo elenco os presidentes de Câmara Eduardo Vítor Rodrigues (Gaia), Fernando Medina (Lisboa), Isilda Gomes (Portimão) e Maria do Céu Albuquerque (Abrantes).

Continuam também a fazer parte deste órgão de direção o jurista José Manuel Mesquita e o deputado socialista Porfírio Silva, além de Eurico Brilhante Dias, que esteve nas direções lideradas por António José Seguro.