Legionella no Instituto Superior Técnico. Instalações vão continuar em funcionamento
26-01-2023 - 19:05
 • Anabela Góis com Lusa

As autoridades de saúde ainda estão a avaliar a situação mas adiantam que não há casos conhecidos de doença dos Legionários até à data e não vai haver qualquer tipo de testagem.

As instalações do Instituto Superior Técnico vão continuar a funcionar, após ter sido detetada a bactéria legionella nas torres de refrigeração de dois edifícios, adianta à Renascença a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. As autoridades de saúde ainda estão a avaliar a situação nas torres de refrigeração do instituto mas adiantam que as instalações "não serão interditadas, com base nos dados disponíveis à data".

As autoridades de saúde adiantam ainda que não vai haver qualquer tipo de testagem e que não há casos conhecidos de doença dos Legionários até à data.

"A comunidade escolar deve estar atenta a eventuais sintomas respiratórios e, em caso de dúvida, contactar a linha SNS 24", alerta a ARS.

O Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa confirmou esta quinta-feira a deteção da bactéria 'Legionella pneumophila' em sistemas de arrefecimento da torre sul e do edifício de matemática, no campus da Alameda.

A bactéria foi encontrada nas “torres de arrefecimento do ar condicionado”, disse hoje à Lusa o gabinete de comunicação do IST, acrescentando que os sistemas foram desligados e que, para já, as autoridades de saúde não determinaram o encerramento dos edifícios.

A mesma fonte explicou que hoje vai ser realizada uma nova inspeção à torre sul e ao edifício de matemática, espaço onde se situa a cantina social do campus da Alameda.

Sem registo de infetados pela bactéria, que provoca a infeção respiratória conhecida como doença do legionário, o IST recomenda, no ‘e-mail’ dirigido à comunidade académica, a comunicação de sintomas compatíveis com os causados pela doença “ao seu médico assistente ou ao Núcleo de Serviços de Saúde do IST”.