​Igreja desaconselha “vivamente” admissão de homossexuais nos seminários
17-11-2017 - 06:14

Cardeal Patriarca de Lisboa considera que não é preciso mais medidas nesta matéria e recorda que existe um cada vez maior “acompanhamento psicológico das vocações”.

A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) analisou as mais recentes orientações do Vaticano sobre a formação dos novos padres, destacando o “cuidado” com a dimensão humana e afectiva dos candidatos ao sacerdócio.

Na conferência de imprensa que encerrou a assembleia, D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa e presidente da CEP, afirmou que a Santa Sé recomenda que jovens homossexuais não devem ingressar no seminário.

“Tem havido sucessivos documentos da parte da Congregação para o Clero nesse sentido de desaconselhar vivamente, para não dizer proibir, que um jovem que manifeste essa orientação homossexual ingresse no seminário. Seria sempre muito melindroso. É melhor não avançar. Não só é melhor, é completamente desaconselhável”, sublinhou.

D. Manuel Clemente considera que, nesta matéria, “não é preciso tomar mais medidas do que aquelas que já estão previstas”, sublinhando que “cada vez mais há um acompanhamento psicológico das vocações”.

A Assembleia Plenária terminou quinta-feira em Lisboa.