Tem calculadora? As contas de Portugal para o apuramento já admitem derrota
19-06-2021 - 22:40
 • Renascença

Equipa das quinas vai entrar já sabendo os resultados dos outros grupos do Euro 2020 e todos os cenários são possíveis. "Basta" ganhar à França para seguir para os oitavos de final, mas ainda pode terminar em primeiro ou quarto.

Ao fim de duas jornadas no Grupo F, Portugal soma uma vitória e uma derrota. E o apuramento para a próxima fase, como é?

Neste momento, todos os cenários estão em aberto e a equipa das quinas pode fechar a primeira fase em qualquer um dos quatro lugares do chamado “grupo da morte”. Já estão fechados três grupos: A, B, C e D.

Se Portugal vencer a França não há contas a fazer e é garantido que os campeões europeus em título seguem em frente.

Se Portugal empatar com os atuais campeões do mundo, também avançará para os oitavos de final. Ou como segundo, ou como um dos melhores terceiros classificados. Duas hipóteses: Portugal apura-se em segundo se a Alemanha perder com a Hungria; Portugal faz 4 pontos e apura-se como um dos melhores terceiros classificados.

Já se Portugal perder com a França, mesmo assim, pode apurar-se, mas aí a calculadora vai ter de funcionar. É que também pode ficar em último do grupo e, assim, fora do Euro 2020. Basta que a Hungria (que tem 1 ponto) derrote a Alemanha.

Portugal passa como um dos melhores terceiros classificados se a derrota frente à França não for por mais de dois golos de diferença e se a Hungria não vencer a Alemanha.

Esta terça-feira jogou-se o grupo D: a República Checa perdeu 1-0 com a Inglaterra e a Croácia derrotou a Escócia por 3-1.

Atualizado o “ranking” dos terceiros classificados do Euro 2020, mas certezas só no final de todos os grupos.

1- República Checa 4 pontos/3 jogos (3 golos marcados/2 golos sofridos; +1 de diferença)

2- Suíça 4/3 (4/5; -1)

3- PORTUGAL 3/2 (5-4; +1)

4- Ucrânia 3/3 (4/5; -1)

5- Finlândia 3/3 (1/3; -2)

6- Espanha 2/2 (1/1; 0)

A partida decisiva contra a França, que reedita a final do Euro 2016, está marcada para a próxima quarta-feira, às 20h00.

[notícia atualizada às 23h58 de dia 22 junho]